Amigão HInos CCB / Fanpage

Uso contínuo de celulares e tablets causa dor nas mãos x Amigão TEC



30/06/2014 - Agora SP

Uso contínuo de celulares e tablets causa dor nas mãos

Bárbara Souza do Agora
O uso de aparelhos eletrônicos, como videogames, tablets e celulares, está levando pessoas cada vez mais jovens aos consultórios de ortopedistas com queixas de dor nos dedos ou nas mãos.       Leiam mais

"Essa dor ocorre pelos movimentos excessivos e repetitivos dos músculos e tendões", diz o ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa.
Os que usam muito o celular para mandar mensagens são propensos a sentir dores principalmente nos polegares, porque a musculatura não está acostumada com esses movimentos.
A dor não quer dizer que já exista uma lesão nos tendões ou na musculatura. "Mas é o primeiro sinal", ressalta Faria. Então é preciso perceber se está digitando, sobrecarregando algum músculo ou se está com a postura errada.
"A pessoa que joga muito videogame normalmente não tem uma postura correta. Quem usa tablet por muito tempo fica muito com a cabeça na posição para baixo. Isso causa uma flexão da coluna cervical, que pode aumentar a tensão e causar dor", diz o ortopedista Rogério Teixeira, especialista em medicina esportiva da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor).


 Marcos Fernandez   

Um estudo de uma rede de hospitais de São Paulo mostra que o uso de celulares e tablets pode causar problemas na coluna, pescoço e até nos dedos. O resultado disso aparece nos consultórios e nos hospitais.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, especializada no tratamento de pessoas com deficiência motora, fez uma pesquisa e constatou que entre 2010 e 2011, das mais de duas mil pessoas com dores nas costas - nas regiões lombar, no tórax e no pescoço - cerca de 15% dos pacientes usavam aparelhos móveis, como celulares e tablets. 


Especialistas dizem que o uso contínuo e prolongado desses equipamentos está provocando problemas ortopédicos e posturais até em pessoas jovens.

E com um detalhe curioso: as dores também ocorrem em lugares que não são comuns. “Pela sustentação do tablet na posição em pé, ou em uma postura inadequada, você sobrecarrega a musculatura das mãos. A digitação em teclados diminutos, como os do celular ou do tablet leva também a dores nos dedos”, explica o diretor clínico da rede, Daniel Rúbio.

Se você fica inclinado para frente, assistindo a um vídeo, por exemplo, o resultado no final do dia pode ser dores nas costas. “Dói sempre na base das costas, na curva mesmo”, diz o consultor de vendas Ronaldo Krajevski.

A postura relaxada na poltrona ou na cadeira também causa dores nos ombros e na coluna. “De vez em quando eu sinto principalmente no ombro”, conta o piloto de aeronaves Valtemir Girard.

A fisioterapeuta Livia Capelo dá dica para evitar as dores. “Quando perceber que já está há muito tempo com o aparelho, é bom alongar para dar uma aliviada”, explica. 

A professora Edilaine Delgado usa diariamente o tablet, sem se preocupar com a postura. Ela tem dores na altura do pescoço e coloca uma bolsa de água quente para relaxar. “A região fica dolorida e rígida. Quando vou para uma massagem ou fisioterapia fica muito perceptível”, diz.

Segundo a fisioterapeuta, para evitar as dores é preciso estar atento à postura. Deve-se sentar em uma mesa, com os pés, braços e mãos apoiados. O tablet deve ficar colocado em um apoio para evitar que a cabeça fique flexionada para baixo. 

Edilaine aprova a nova postura. “É realmente mais confortável, e acredito que não terei problemas de dores à noite e nos finais de semana. Nem precisarei procurar mais auxílio médico”, conclui a professora.

Como evitar o problema 

Estudo
Um estudo de uma rede de hospitais de São Paulo - Reabilitação Lucy Montoro - mostra que o uso contínuo e prolongado de celulares e tablets pode causar problemas posturais até em jovens

Números
Das duas mil pessoas atendidas com dores nas costas - nas regiões lombar, tórax e pescoço - cerca de 15% usavam aparelhos móveis, como celulares e tablets

Postura
Ficar inclinado para frente, ou meio deitado na poltrona, pode causar dores nos ombros, pescoço e coluna, além de problemas com a postura

Mãos
Pela sustentação do tablet na posição em pé, ou em uma postura inadequada, você sobrecarrega a musculatura das mãos. Já a digitação em teclados muito pequenos - tanto do tablet quanto do celular - também provoca dores nos dedos

Cuidados
Se vai ficar muito tempo na frente do aparelho, alongue para aliviar as dores. Quem usa diariamente o tablet deve colocá-lo em uma mesa e manter a postura na cadeira - com os pés, braços e mãos apoiados. O aparelho deve ficar em um apoio para evitar que a cabeça fique flexionada para baixo


Fonte: A Gazeta / Vídeo G1

Jovens usando o celular


Uso abusivo de smartphones e computadores causam lesões graves nos membros superiores

A falta de descanso somada a posições impróprias tem consequências silenciosas no organismo e, em alguns casos, podem exigir intervenção cirúrgica


Passar muito tempo usando smartphones ou na frente do computador pode causar prejuízos para o organismo e provocar lesões nas mãos, punhos, braços e ombros.

Computadores
O uso excessivo do computador somado a posições impróprias do corpo provoca dor e desconforto em todo o membro superior e o paciente ainda pode desenvolver tendinite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, síndrome de De Quervain e mialgia. “Não há nada de errado com o computador. Ele é uma ferramenta bem projetada, pensada para o uso humano. Quando utilizado com boa ergonomia, até mesmo a repetição de movimentos não causará danos. O problema está no uso prolongado junto com a má postura”, relata o ortopedista.

Tendinite: Inflamação do tendão.
Tenossinovite: Inflamação das bainhas que revestem os tendões e causam dor e diminuição da força muscular, principalmente nos punhos dos pacientes.
Síndrome do Túnel do Carpo: Transtorno do nervo mediano nos punhos que acomete principalmente os dedos e pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares.
Síndrome de De Quervain: É uma forma de tendinite que afeta os tendões abdutor longo e extensor curto do polegar, que causa dor e inchaço sobre o punho.
Mialgia: Dor muscular que surge devido a tensões nos músculos e acomete principalmente a coluna cervical e a cintura escapular causando dor, fadiga e fraqueza muscular.
Todas as patologias citadas não estão relacionadas ao movimento repetitivo e sim à posição. “Ficar por muito tempo na mesma posição acaba comprimindo o tendão ou forçando a musculatura e as consequências, geralmente, não são imediatas. A primeira manifestação pode ser a sensação de anestesia do membro mal posicionado e isso aumenta o risco de o usuário utilizar ainda mais o computador por horas seguidas e sem a consciência do mal uso do corpo. Preste principal atenção ao membro que está parado, pois este poderá estar contraído ou mal posicionado”, conta Dzialoschinsky.

Tratamento
O tratamento para os usuários de smartphones e tablets é o mesmo dos pacientes que abusam do uso do computador. Segundo o ortopedista, o primeiro passo é descobrir o que há de errado e começar a se posicionar de maneira adequada diante desses aparelhos. O condicionamento físico é essencial para os problemas musculares, no caso as mialgias, e o uso de analgésicos, relaxantes musculares e antiinflamatórios também ajudam a romper a dor aguda, mas não devem ser ingeridos com frequência. O gelo é mais indicado para as dores inflamatórias de tendão, articulação e ligamentos. Fonte Hosp.Einstein 17/06/2013



Ortopedistas tem recebidos em seus consultórios inúmeros jovens com queixa de dores nas mãos por causa do esforço pelo uso excessivo de videogame, celulares e tablets. 
Não deixe de fazer repouso de pelo menos 40 minutos durante suas atividades, alongando os dedos e mudar de posição periodicamente, sempre que estiver sentado. Fonte Pingo e Respingos



maotablet

29-05-2014 Uso contínuo de celulares e tablets é uma das principais causas de dor nas mãos jovens
Atualmente, uma das queixas que tem crescido nos consultórios e está cada vez mais comum nos jovens são as dores nos polegares, nos punhos e nas mãos. Causadas, na maioria das vezes, pelo uso constante de celulares e tablets, essas dores ocorrem pelos movimentos excessivos e repetitivos dos músculos e tendões.
Abaixo algumas dicas para evitar dores musculares com o uso de celular e computador:
•   Para evitar o problema fique atento à postura e o tempo de uso desses aparelhos;
•   Evite utilizar computadores na cama ou no sofá;
•   Faça intervalos após longo tempo na frente da tela;
•   Caso apareça dores procure um especialista. Fonte Rádio Integração























Outras notícias
Tablets marcas principais / Mundo dos Tablets / Outras imagens alongamento

Nenhum comentário:

Mais visitadas última semana